RH terceirizado ajuda o empresário a manter o foco no negócio

A burocracia com gestão de pessoas sempre foi sinônimo de problema para a maioria dos empresários. Por melhores e mais eficientes que sejam as equipes de RH, elas gastam muito tempo envolvidas com trabalhos burocráticos, preenchimento de papeladas e evitando multas.

Mesmo nos dias atuais, com todas as tecnologias que facilitam o trabalho, a papelada e os procedimentos continuam praticamente os mesmos.

Atolado nesse tipo de tarefa, o departamento de recursos humanos acaba por deixar de lado sua verdadeira vocação e propósito: treinamento e desenvolvimento, injeção de motivação, criação de um plano de carreira para todos os setores, atividades de aproximação das equipes, criação de vínculos, entre outros. Tudo isso, que deveria ser o foco principal, passa para segundo plano. Quem perde não é apenas o trabalhador, mas a empresa como um todo.

A saída encontrada no meio corporativo tem sido a terceirização, não só pela produtividade que é capaz de gerar, quanto por questões financeiras. E são muitos os contextos em que a terceirização, mesmo que parcial, tem se mostrado como a opção mais eficiente.

Manter o setor de RH integrado às empresas exige investimentos elevados. Além do custo operacional, o departamento precisa ser eficiente para gerar o retorno necessário — e essa tarefa pode demandar muitas pessoas e inúmeros gastos. Ao terceirizar o processo, as despesas são reduzidas e tornam-se fixas, o que permite aumentar o controle dos custos e trabalhar com os orçamentos estipulados.

Terceirizar possibilita também a diminuição direta de gastos com passivos trabalhistas, rescisões, férias e demais encargos do pessoal, antes necessários para executar essa tarefa, otimizando assim o custo-benefício da operação.

Controle financeiro e produtividade

Ao terceirizar o RH ocorre uma significativa redução do tempo gasto pela equipe interna com as atividades prestadas. E isso é perceptível logo após a implantação. A empresa ganha ainda uma segmentação adequada de suas áreas e os procedimentos se tornam mais profissionais.

Outro fator a ser considerado: as chances de que a equipe contratada venha a ter problemas de desempenho são bem menores. As empresas terceirizadas costumam investir na capacitação e atualização de seus profissionais, bem como em tecnologia avançada para suas atividades. E o melhor: a empresa contratante paga pelos serviços apenas durante o tempo em que forem necessários.

Gestão de riscos

Quando o empresário não precisa se preocupar com questões trabalhistas e de gerenciamento de pessoal pode manter o foco em suas obrigações principais. Com isso, a produtividade aumenta e os prejuízos gerados pelos riscos do negócio são minimizados.

São muitos os riscos que uma empresa pode evitar com a terceirização de RH. Vale lembrar que passar por reclamações trabalhistas gera um enorme dano no orçamento. Somente por esse aspecto, a terceirização de RH já poderia ser considerada um bom investimento.

Entre as atribuições do RH terceirizado estão as preocupações e as demandas que precisam ser avaliadas com base nas leis, como a verificação das condições adequadas de ambiente de trabalho, o controle do fluxo de saída, entrada ou sobrecarga de horas extras, o diagnostico das atividades que necessitam de adicionais, a fiscalização do cumprimento de intervalos e descansos legais previstos em lei, esclarecimento sobre dúvidas com questões trabalhistas e muitos outros.

Terceirizar Processos

Outro modelo bastante utilizado é a terceirização parcial do RH. Ao invés de ter uma estrutura externa que contemple todas as etapas e tarefas, as empresas preferem terceirizar apenas alguns procedimentos que não comportam ou com os quais não querem gastar tanto tempo. Entre eles está  a folha de pagamento, a administração de benefícios, recrutamento e seleção e até o controle de ponto.

São muitos fatores a considerar. Vai depender de cada empresa fazer uma avaliação criteriosa do custo-benefício a curto, médio e longo prazo.

Uma coisa é certa: a terceirização de RH dá ao gestor muito mais confiança, já que poderá contar com o apoio imediato de profissionais experientes, qualificados com mais disponibilidade para ajuda-lo a montar estratégias coerentes para aproveitar o melhor de cada colaborador e de cada área da empresa.

Post anterior
Trabalho temporário ou terceirização. Qual a melhor opção?
Próximo post
Serviços de limpeza: contrate um equipe preparada e não corra riscos desnecessários

Recentes

Menu