Shopper ou Consumer

Shopper ou Consumer? (2020)

SHOPPER ou CONSUMER, qual a diferença e a importância?

O PDV (ponto de venda) é considerado pelos especialistas de TRADE MARKETING a principal parte de toda a incrível jornada de compras do cliente. identificar todos os papéis e comportamentos é essencial para o sucesso de sua marca durante esse processo.

E qual a diferença entre SHOPPER e CONSUMER?

O Trade Marketing é muito amplo em sua atuação e tem um papel importante junto aos promotores de merchandising e promotores de vendas no PDV, o impacto e performance das marcas dependem de como e para quem elas se posicionam.

Existe uma diferença considerável entre SHOPPER e CONSUMER onde características específicas definem cada um no processo e jornada de compra.

O SHOPPER (comprador) é quem efetua e finaliza a compra.
O CONSUMER  (consumidor) é quem consome o produto.

E isso faz diferença? A resposta é….FAZ TODA A DIFERENÇA!

Porque as percepções e entendimentos de produtos e campanhas acontecem de maneiras diferentes para cada um. Sabe quando você pede para alguém comprar algo para você? Então, você é o consumer e a pessoa o shopper.

O consumer já tem uma memória afetiva da marca e produto, enquanto o shopper é tomador de decisão no momento da compra, podendo ser impactado diretamente por uma exposição atrativa, precificação correta, campanha atraente ou atendimento exclusivo.

É importante entender esses momentos dentro de suas estratégias, temos ocasiões onde SHOPPER e CONSUMER são as mesmas pessoas, ou, ocasiões de serem pessoas diferentes. Sendo assim, como atingir todos positivamente?

Pense em como sua marca pode ganhar relevância e se destacar no ponto de venda atuando com uma equipe treinada e capacitada para conquistar e convencer SHOPPER e CONSUMER. Sua equipe está preparada? A terceirização de mão de obra qualificada pode ser a melhor opção.

O cenário de consumo mudou:

– Novos padrões e hábitos de consumo, estilos de vida;

– Mais segmentado e menos fiel;

– Compreender necessidades e desejos é fundamental;

– Estar satisfeito não é mais satisfatório;

Fonte: POPAI BRASIL

Quais são os motivos que levam uma pessoa a deixar de consumir os produtos de uma determinada empresa ?

1% Dos clientes deixam de comprar no varejo porque morrem.

2% São influenciados por amigos.

3% Porque mudam de endereços.

9% (Apenas) porque são atraídos pelos concorrentes.

14% Porque estão insatisfeitos com o produto.

68% Pela atitude de indiferença por parte do funcionário

3% Por outros motivos

Fonte: Disney Institute

Marcas que se preocupam e tem suas estratégias definidas para estes comportamentos sabem que isto não é mais sobre EMPRESAS e EMPRESAS (B2B) ou EMPRESAS e CLIENTES (B2C), vai além, é de SER HUMANO para SER HUMANO (H2H).

Apesar dos reflexos e grande impacto da pandemia na economia do país em 2020, o comportamento de consumo trazia uma realidade de Aumento do poder aquisitivo + Acesso a informação + Conhecimento + Facilidade de compra, resultando em maiores reflexões e comparações em decisões de compras.

O pensamento é….. EU NÃO COMPRO QUALQUER COISA!

Tornar as marcas mais acessíveis e atrativas fidelizando SHOPPER e CONSUMER, imprimir a sensação e veracidade de que a exclusividade agora é para todos.

Criar experiências marcantes positivamente, as marcas devem buscar a diferenciação nos canais de venda, sempre um passo à frente, surpreender e se diferenciar de outros players.

Entenda e conheça seu público.

Faça pesquisas sempre que possível, entenda quem consome e quem compra seus produtos para criar estratégias positivas no ponto de venda. Informação e gestão de informação impacta diretamente nos resultados de suas campanhas e ações.

Construa boas práticas de Trade Marketing e atue fortemente em seu mercado, planeje sua execução com excelência, conhecendo seu público pode conquistar uma defesa maior de sua marca junto a novos consumidores, consumidores influentes transformando decisões de compras entre Shopper e Consumer.

Precisa entender mais sobre este conceito e aplicação, fale com nossa equipe de especialistas, podemos te ajudar com toda estratégia, operação e pesquisas no PDV.

Post anterior
DIA DO PROMOTOR (2020)
Próximo post
Setembro Amarelo (2020)

Recentes

Menu